Há alguns fatores que pesam negativamente e devem ser levados em consideração antes de se tomar a decisão de ser Aircraft Maintenance Engineer no Canadá. O principal fator, aos olhos da maioria, é o frio, que no inverno atinge os -35ºc, o que deve ser realmente horrível pra quem trabalha ao ar livre. Porém, no meu ponto de vista o frio pode ser contornado, até por que as empresas alternam o pessoal de pista e hangar pra que ninguém passe o inverno todo virando picolé, além de é claro, roupas muito bem preparadas para o extremo dos celsius negativos.
O que de fato eu acho um verdadeiro atraso para um país tão evoluído socialmente é a jornada de trabalho. A grande maioria das empresas, cerca de 90% das que eu pesquisei até hoje, praticam a tal da Nursing Journey, ou jornada de enfermeira, que na prática é uma jornada com 12 horas de trabalho por dia, geralmente das 07h - 19h ou das 19h - 07h, com 4 dias de trabalho por 4 dias de folga. Um outro detalhe é que a prioridade na escolha do horário de trabalho é por senioridade, ou seja, você começará trabalhando das 19h - 07h, o que pra maioria dos técnicos em manutenção aeronautica no Brasil não é problema, pois muitos já trabalharam de madrugada. Aí você pode pensar assim: "Bom, pelo menos dá pra ganhar uma graninha a mais com adicional noturno, certo?" Errado! Não há remuneração diferenciada para horário noturno. Pasmem...
É possivel isso no Canadá? Pois é, eu também não acreditei a primeira vez que ouvi isso. Mas... infelizmente é verdade.
Como eu disse, isso tudo não é regra, mas a maioria esmagadora das empresas adotam esse esquema.
Bom, graças a Deus, a proposta que eu recebi me oferece condições bem diferentes dessas, mas, como eu falei, isso é minoria.
É bom pesquisar.
Boa sorte!
Caro Lauro
ResponderExcluirCom frio ou sem frio , ja iniciei as aulas de Frances agora hahaha, pois não somente o mercado Canadense mas outros(europa, Africa)exigem a lingua tambem.
Marcelo Santos
madyx2000@hotmail.com
É isso aí, Marcelo.
ResponderExcluirBonne chance.
Pergunto a quem trabalha no Canada na área de manutenção de avioes, se há algum problema para uma pessoa de 47 anos tentar imigrar para trabalhar nesta área.
ResponderExcluirObrigado
Olá Anônimo.
ResponderExcluirPrimeiramente você deve acessar o link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/informations/avalie-on-line.html e fazer a avaliação on-line para ver se o seu perfil é aceito para o processo de imigração.
Caso seja aceito, acredito que pela falta de profissionais nesta área, a idade não é um impeditivo para contratação.
Abraços.
Tenho doze anos de experiencia em manutencao de aeronaves (Check C e D avionico) e trouble shootine 28 anos, gostaria de saber como funciona a documentação para assinar liberação das aeronaves em Quebec, o DAC (ANAC) de GMP e Avionico sao validos em Quebec, ou o FAA?
ResponderExcluirGrato,
Carlos
carlos.tam@terra.com.br
Tenho doze anos de experiencia em manutencao de aeronaves (Check C e D avionico) e trouble shooting, e 28 anos de idade, gostaria de saber como funciona a documentação para assinar liberação das aeronaves em Quebec, o DAC (ANAC) de GMP e Avionico sao validos em Quebec, ou o FAA?
ResponderExcluirGrato,
Carlos
carlos.tam@terra.com.br
Olá Carlos.
ResponderExcluirA resposta é Não! Suas carteiras ANAC não são suficientes para você liberar aeronaves para retorno no Canadá. Suas carteiras da ANAC lá, valem como CCT's aqui, ou seja, você pode realizar serviços em aeronaves, mas não pode assinar.
Porém, suas carteiras permitem que você faça a avaliação teórica da AME, carteira de lá. Aí sim você poderá assinar liberação de aeronaves.
Abraços.
olá lauro...
ResponderExcluirsou de fortaleza, estudante de MMA...
gostaria de saber se no canadá, é aceito as CCT's brasileiras, se tem quem fazer alguma prova, essa prova é em inglês, francês...?
grato
daniel cajado
daniell_hr@hotmail.com
Olá Daniel.
ResponderExcluirMe desculpe pela demora.
Os seus estudos são aceitos no Canadá sim, porém você terá que fazer as provas. Provavelmente no Québec pode-se fazer a prova em francês também, mas pelo o que vi as provas são em inglês.
Abraço