quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FAA A&P license

Conforme prometido no post Como obter uma AME license, falarei um pouco sobre a carteira de Airframe e Powerplant do FAA (A&P license).
Se você é um Técnico em Manutenção Aeronáutica com CHT da ANAC (Importante! Você deve ter a CHT e não somente a CCT) você está apto a fazer os exames do FAA.
Para isso, você deverá acessar o site do FAA e imprimir o formulário 8610-2 que é o formulário de requerimento de exame.

Neste formulário, há um campo que você deverá preencher o nome da instituição de ensino que você fez seu curso, porém, esta instituição deverá ser homologada pelo FAA. Como não temos no Brasil escolas homologadas pelo FAA, você deverá enviar uma carta da ANAC comprovando que o seu curso e sua experiência são as mesmas exigidas pelo FAA.
Para obter essa carta, você deverá acessar o site da ANAC e imprimir a guia de recolhimento da união GRU 115 e pagar uma taxa de R$ 100,00. Após o pagamento desta taxa, você deverá entrar em contato com a ANAC através do funcionário Ronaldo, que é o responsável por emitir este tipo de declaração, no ramal (21) 3501-5600.
Com esta declaração em mãos, você deve ir aos EUA e se inscrever em uma escola homologada para a realização das provas.
A escola que me indicaram é a Baker's School of Aeronautics localizada em Nashville, Tennessee.
Esta escola oferece um curso rápido de 6 dias com os exames escritos, exame oral e prático em um pacote completo ao custo de US$ 1.800,00 (hospedagem e alimentação não inclusas).
Pretendo seguir esses passos até maio de 2011. A cada passo dado dentro desse processo, trarei novas informações a respeito.
Abraços,

14 comentários:

  1. Bacana....quem está pensando em tirar uma carteira da FAA já deve ir preparando o bolso! hahaha
    Mais tenho certeza que essa carteira abre um leque muito grande para o Técnico Mecânico.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel, obrigado pela visita.
    Realmente abre muitas portas. Não só nos EUA, mas no mundo todo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que a carteira que você vai tirar lá não serve para você trabalhar nos Estados Unidos,somente fora dos Estados Unidos.

      Excluir
  3. boa tarde!

    Alguem pode me dizer se a carteira do FAA ela só pode ser tira no estados unidos? ou ela tambem ser emitida em outros pais como o canada ou inglaterra ?

    aguardo retorno


    att,


    Itamar Ponciano
    mecaeronautico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Poderíamos criar um grupo de Whatsapp
    Estou indo agora em Março de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, conseguiu algum grupo? também estou procurando.
      se puder, me add em algum grupo.... 11-940891307-Wagner

      Excluir
    2. Olá Ricardo, conseguiu algum grupo? também estou procurando.
      se puder, me add em algum grupo.... 11-940891307-Wagner

      Excluir
    3. Amigo Ricardo, ou Wagner se puder, me add em algum grupo A&P FAA, precisaria muito falar com vocês, estou querendo ir já
      .... 92-995083256 Felipe

      Excluir
    4. Amigo Ricardo, ou Wagner se puder, me add em algum grupo A&P FAA, precisaria muito falar com vocês, estou querendo ir já
      .... 92-995083256 Felipe

      Excluir
  5. Olá Ricardo, creio que já te vi em outro bog. E aí conseguiu tirar a A&P. Me add no whats ou em algum grupo 16 981316215. A AA vai pegar uns 24 A&P no segundo semestre

    ResponderExcluir
  6. reavivando o papo...
    tenho CHT apenas de AVI (e cct de gmp e celula), tenho tambem em maos a carta da minha empresa atestando que tenho experiencia em A&P (trabalho em um hangar homologado FAA). Alguem sabe se consigo a autorização na entrevista para fazer as provas ou preciso mesmo ter CHT de CELULA e GMP?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. obs: na listagem de documentos do faa nao diz que devo ter lecença alguma.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir