quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como obter uma AME license

Se você é um Técnico de Manutenção Aeronáutica no Brasil e pretende imigrar para o Canadá, é bom você já ir se preparando para se tornar um Engenheiro de Manutenção de Aeronaves (AME - Aircraft Maintenance Engineer) para exercer a mesma profissão lá. Não é obrigatório possuir uma AME license para trabalhar lá, porém, apenas a sua CHT da ANAC lhe permitirá realizar os mesmos serviços que você fazia apenas com sua CCT no Brasil, ou seja, serviços sob supervisão de um engenheiro licenciado AME, não podendo inclusive liberar aeronaves para retorno as operações.

Se você ainda não é um profissional da área e deseja saber mais sobre a profissão e o que é CCT e CHT, clique AQUI.
Obter uma AME não é tão complicado como parece. Há dois caminhos a seguir e falarei um pouco de cada um deles.

Caminho 1 - Você pode chegar no Canadá e tirar sua AME lá.
Passos - Primeiro você terá que entrar em contato com a Transport Canada para solicitar os formulários que deverão ser preenchidos para dar entrada na validação de diplomas. Você terá que provar que os cursos feitos no Brasil têm as mesmas matérias e cargas horárias dos cursos realizados lá. Se você tirou suas carteiras (GMP, CEL e AVI) de forma separada e não fez um curso técnico, terá de fazer um curso complementar no Canadá para obter a mesma carga horária.
Após ter seus diplomas validados, você terá que realizar as provas da Transport Canada, semelhantes às da ANAC e uma prova de CAR's (Canadian Air Regulations). Caso aprovado nas provas, você receberá sua AME License.
Caminho 2 - Tirar a carteira de A&P do FAA.
Passos - A Transport Canada aceita a carteira do FAA para co-validação do AME, ou seja, quem tem a carteira de A&P do FAA, automaticamente está elegível a obter uma AME. Para isso, será necessário fazer apenas a prova de CAR's (Canadian Air Regulations), o que torna o processo muito mais fácil e rápido.
Como este será o caminho que eu seguirei, irei mais tarde fazer um post dedicado ao assunto "Como obter uma carteira A&P do FAA".

Para saber mais sobre o assunto acesse o site da Transport Canada.

43 comentários:

  1. Lauro, confirme se eu entendi certo:
    -Países como Inglaterra, esse tipo de carteira tambem é usada?
    -No caso de possuir apenas aa CCT's e não ter experiência....se eu me dirigir para Londres, teria que apenas passar por uma escola homologada, fazer as provas e pronto?

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel.
    Na Inglaterra é a mesma regra.
    Possuindo somente as CCT's, você terá que passar sim por uma escola homologada e realizar as provas, mas como não há experiência comprovada, sua carteira será provisória, como a própria CCT.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde ,Lauro!
    Sou Estudante de Engenharia Mecanica, possuo 2 habilitações GMP e Célula (AIRFRAME e POWERPLANT)CHT. Depois de formado poderia exercer a função de Engº de Manutenção no Canadá?
    Valeu querido, e obrigado pela orientação...

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, obrigado pela visita.
    A resposta é NÃO. Se você quiser validar o seu diploma de engenheiro lá, você terá que entrar em contado com a ordem dos engenheiros de lá. Após a validação, aí sim poderá exercer essa função.É um caminho mais trabalhoso, mas boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,Lauro tudo bem? Você poderia me dizer se com a carteira do FAA eu poderia,trabalhar nos Estados Unidos , em qual lugar?(oficina,linha,hangar,empresa grande ou pequena,na cidade ou interior)e como esta o mercado por lá? Latinos Têm chance?? grato!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo!
    Existem dois tipos de carteira do FAA. Uma delas é válida somente fora dos EUA.
    Se a sua intenção é trabalhar nos EUA, tire a carteira do FAA lá.
    Em relação ao mercado de trabalho de lá, eu não sei. Só pesquisei o mercado canadense.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Ola estou fazendo curso de mecanico de aeronaves em Recife, tenho 39 anos sou formado em Sociologia, tenho tres filhos. Acredito que para conseguir as CHT vou precisar de 4 anos ou mais, dai terei aproximadamente 45 anos, vc acha que é possível ainda tentar ir ao Canadá, ou me conformar e ficar no Brasil mesmo...

    Eduardo Macedo

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduardo Macedo.
    Sinceramente, acredito que as chances são pequenas,mas de qualquer forma, faça uma avaliação on-line de elegibilidade para o Québec.
    http://www.immq.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/epi.html

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Iae professor, eu sou seu aluno agora no primeiro semestre de 2011 da turma tec 14 na EWM. Quando eu completar meu 3 anos de experiencias e tirar minha CHT, eu poderei ser um engenheiro de manutenção aeronautica, prestando a prova né? e caso eu só tenha CCT mais tenha os tres anos de experiencia, eu só poderei tirar a liciença provisória que só permite eu exercer a função de mecanico de manutenção no Canadá?!

    ResponderExcluir
  10. E aí Felipe Segura, tudo bem?
    A CHT na verdade é só uma referência. Na prática, a carteira definitiva lá se adquiri com 4 anos de experiência comprovada.
    E se você tem 3 anos de experiência comprovada, por que não teria CHT?
    Mas só pra esclarecer, o que importa é a experiência, e não a carteira. Ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Lauro. Estou pensando em imigrar para o Quebec. Ja tenho CCT's de AVI E CEL. Tenho 1 ano de experiencia em helicopteros. Como validar minha cct la? Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jean Carlos.
    Na verdade, você não irá validar suas CCTs lá.
    A carteira de lá é outra. É a AME.
    Para que você tire sua CHT da ANAC é necessário 3 anos de experiência comprovada em empresa homologada pela ANAC, ou seja, alguma empresa brasileira.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Valeu Lauro. La tem algum documento provisorio antes de completar os 4 anos de experiencia? Vou comecar as aulas de frances em fev e devo mandar a documentacao la por outubro. Ano que vem devo estar no Quebec. Abracos.

    ResponderExcluir
  14. Jean, sinceramente eu não sei qual é o tipo de documentação no período de experiência por lá.
    E é isso mesmo, acredite que você chega lá! Não é difícil, é trabalhoso e requer planejamento, mas é totalmente possível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Lauro. Deixa eu te incomodar mais um pouco. Se eu ja sair do Brasil com as 3 cct's, e mais facil eu conseguir a AME? Em quais sites vc fez busca de oportunidades no Quebec? Vc ja esta indo com emprego garantido? Mais uma vez obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá Jean, não é incômodo algum.
    Sair com 3 CCTs facilita sim. O que conta lá é a carga horária de estudos.
    Eu tenho algumas propostas de emprego mas não acertei nada pois quero chegar lá primeiro, mas os principais contatos foram feitos através de network mesmo. Nenhum site específico.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Brigadao pelos esclarecimentos Lauro. E parabens pelo seu blog, ele e muito informativo. Abracao.

    ResponderExcluir
  18. Lauro, eu pretendo iniciar o curso de MMA na EWM este mes.
    Eu ainda não tenho formação em nenhuma outra área.
    Para fazer a entrevista de imigração, é obrigatório ter a CHT ou posso ser aprovado só com as 3 CCTs?

    ResponderExcluir
  19. Olá Carlos.
    Na verdade não é "obrigatório" nenhuma carteira. Mas ter a formação ajuda com muitos pontos no processo.
    Entre no site da imigração e veja qual a pontuação necessária e quantos pontos você já possui pra ver o que você realmente necessita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela resposta, Lauro.
    Mas visto que a imigração exige uma graduação ou formação técnica, eles aceitariam a formação da EWM (quando eu estiver com as CCTs)?
    Pelo que vi, os cursos de MMA são de formação livre.

    ResponderExcluir
  21. Lauro, vc tem que nivel de frances? Foi preciso comprovar as horas de curso de frances? Abracos Lauro.

    ResponderExcluir
  22. Então Jean, eles aceitam a formação da EWM sim. Aliás, eu sou formado lá.
    Meu nível de francês ainda é básico, e quando eles te chamarem para a entrevista, será necessário provar o nível sim.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Lauro, eu possuo FAA A&P tenho 22 anos de experiencia como mecanico de aeronve. Trabalho ha mais de 10 anos em empresa aerea americana. Ha alguns anos, eu fui um dos mecanicos selecionados para atender umma empresa aerea do Canada aqui no Brasil. Como eu ja tinha o curso do aviao que iria voar para o Brasil, mais o FAA, eu apenas tive que fazer a prova do CAR's. Passei na prova e depois de um tempo esta empresa canadense me enviou uma carteira com release authority. Minha pergunta e: Como eu tenho interesse em emigrar pra o Canada, sera necessario fazer outra prova do CAR's? Tambem gostaria de saber um pouco mais sobre o nivel salarial para mecanicos de aeronaves no Canada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo, obrigado pela visita.
    Sinceramente você me fez perguntas que eu não sei responder, mas tenho quase certeza de que você não terá que fazer outra prova.
    Quanto ao salário, pelo o que tenho pesquisado, varia entre 18 CAD a 30 cad a hora. Mas com certeza daqui um ou dois meses eu farei um post aqui com os salários oferecidos aos recém chegados.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Aee, "conheci" o tão falando Lauro Junior da EWM que tem ajudado muitas pessoas a imigrar pro Canadá, hahaha..

    E ae, caro Lauro..sou ex aluno do instrutor Wilson da EWM, e eu apareci lá tempos atrás já arriscando que eles teriam informações pra quem quisesse imigrar pro Canadá..e cá estou, lendo o seu blog de "cabo a rabo", tirando minhas duvidas em cima do que companheiros perguntaram e você respondeu durante todo esse tempo que você esteve lutando pra conseguir esse sonho(e que também é meu e de alguns outros aqui). Parabéns! Parabéns pelo trabalho que você faz aqui e por dar tanta atenção ao pessoal que procura você e seu blog.

    Bem, eu nessa segunda feira vou para uma palestra sobre o assunto lá na Aliança Francesa..sei que lá posso me informar sobre essas coisas, mas como você já está ae, então..pergunto:

    Aonde você estudou as suas linguas? Tem indicação de escola pra se fazer francês? Uma média de custos que eu teria que desembolsar pra preparação de conseguir morar ae?

    Eu não trabalho na área ainda por não ter conseguido emprego até o momento, mas possuo já as CCTs..é melhor eu aparecer ae já com uma mínima experiência(1 ano, 2 no mínimo) ou daria pra entrar pro mercado somente com as carteiras?

    Muito obrigado pela atenção e peço desculpas por uma postagem tão grande, hahaha..

    Abraços e boa sorte ae.

    ResponderExcluir
  26. ..hehe, você me respondeu sobre a parte de línguas na postagem do "balanço geral" hehe.

    Mas você foi pra Montreal sem ao menos falar um "oui"? Ou o básico você tinha? E inglês? Possuia o mínimo de conversação?

    Obrigado novamente..e cá vou eu para mais um tópico.

    ResponderExcluir
  27. Olá Alan!
    Em primeiro lugar muito obrigado pela visita e pelos parabéns. São comentários como o seu que me incentivam a continuar escrevendo aqui. Da um trabalho danado, mas e muito gratificante quando tenho a confirmação de que estou ajudando alguém.
    Bom, vamos as respostas.
    Estudei francês na Aliança Francesa e estudei ingles por muitos anos na minha vida em varias escolas diferentes. Existe uma escola de francês muito boa em São Paulo chamada Ecole du Québec. Pelo que sei, o francês ensinado lá e o mesmo falado por aqui. Se bem que a diferença não e tão grande assim.
    Quanto aos valores... Só os custos do processo giram em torno de 5 mil reais gastos durante 2 anos em media. São gastos com documentação, vistos, exames médicos... Já o valor que você devera trazer, e complicado pra eu te falar, pois cada um tem um tipo de vida. Uns preferem morar bem gastando mais, já outros preferem algo mais distante e mais barato. Uns comem em casa, outros comem fora, e assim por diante.
    Eu diria que um casal não deve vir com menos de 10 mil dólares canadenses.
    Os primeiros meses você acaba gastando alem do que se espera.
    Enfim, quanto a experiência profissional... Cara, sinceramente, a experiência faz sim diferença, mas se o que você quer e vir, então vem logo. Ate porque, sabe se lá ate quando o governo canadense ira aceitar imigrantes. Já se fala por aqui em reduzir a concessão de vistos gradativamente ano a ano.
    Quer meu concelho? Estude francês, estude inglês, e abra logo seu processo.
    E isso!
    Boa sorte e um abraço.

    ResponderExcluir
  28. * os valores do comentário acima são calculados para um casal sem filhos.

    ResponderExcluir
  29. Pô, muito obrigado pela atenção e tudo! Só tenho mesmo que te agradecer..e aproveito pra agradecer pela ajuda que já deu a muitos aqui!

    E bem..tipo..caro né?! Hahahaha, a minha ideia de vida nem é se preocupando se vai ficar muito longe e tal, e pretendo morar na menor casa que for..eu dou preferência pra namorar morar perto da faculdade que ela quer fazer, ai eu me mato pra chegar e ir pro local de trabalho ou local de estudo que provavelmente eu vou ter que fazer. Enfim..sabe ter uma ideia do menor custo de vida de moradia que a pessoa teria que desembolsar se quiser morar ae? Imagina algo bem barato, sem luxos desnecessários.

    Essa escola que você citou, fica aonde aqui de São Paulo? Será que lá na palestra mesmo de imigração pra Québec eles irão informar sobre ela?

    E aproveitando sobre a namorada..ela já fala inglês e francês fluente, além dela ser francesa-brasileira..será que isso por ela já ter tudo isso e ser justamente francesa, já possuindo o passaporte francês e blá blá blá, ajuda em muito a imigração dela? A ideia dela é terminar a faculdade dela por ae.

    E bem, muito obrigado novamente! Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Fala Alan. Continuo dizendo que vocês não devem vir com menos de 10 mil dólares canadenses. No primeiro mês você vai gastar muito. Por exemplo: como você ainda não terá credito no Canada, terá de pagar dois meses antecipados de aluguel. Um aluguel bem barato e na faixa dos 500 dólares.
    Quanto a escola. Não sei bem onde fica, mas pesquise no Google que você a encontra com facilidade. Provavelmente não falem dela na palestra, ainda mais por ser na Aliança Francesa.
    Em relação a sua namorada, não auxilia em nada o fato dela possuir passaporte europeu. O máximo que pode acontecer e a isenção de entrevista para ela, já que subentende-se que ela por ser francesa, fale bem o idioma.
    E isso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigado pelo esclarecimento todo ae, obrigado mesmo!

    Posso voltar outro dia qualquer de outro mês pra te perguntar mais, né? Hehe.

    Abraços, e continue em frente com os seus sonhos.

    ResponderExcluir
  32. Lauro Jr., navegando nos blogs de Aviação, deparei-me com o seu, e vc está de parabén por dar um suporte aos que estão ingressando nete universo encantador que é a Aviação. Entrei na aviação com calças curtas (hehe, naquele tempo) 16 anos de idade, hj são 32 anos em vários setores, bases, cursos, exige dedicação, amor, tempo , mas tem lá suas recompensas.
    Tenho CHT de DOV , larga experiência em diversas empresas, inclusive estrangeiras , chegando até a gerência. Parabenizo vc uma vez mais, pois vemos aki , pessoas buscando informações , e voce sempre atencioso , em detalhes, ensinando o caminho, o rumo , facilitando em muito quem busca seu lugar no Mundo da Aviação.
    Parabéns pelo seu Blog.
    Continuarei acompanhando, e vez por outras darei um "pitaco".
    Um frt 73.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde , Lauro Blz?
    Lauro eu vejo que muitas vezes , as perguntas giram sempre em torno "da mesma resposta". Mas ainda não consegui decifrar a seguinte questão: Um MMA com CHT e formado em uma escola técnica de 2 anos (em manutenção de aeronaves, sendo assim o seu CREA de Tecnico em manutenção de aeronaves,carga horario escolar de 3hs p/ dia ), precisa relativamente do que??? para poder exercer a função de MMA no canada??
    Grato , cara ! um abração e felicidades a todos nós "LABUTADORES"

    ResponderExcluir
  34. boa tarde Lauro!
    fiz gmp e celula na EWM também e vou fazer avionicos!
    não tenho a cht ainda.
    estou planejando imigrar para o quebec.
    Gotaria de saber se com a cct ou cht consigo trabalhar na aviação ai até tirar a AME?
    sem mais
    ALISSON

    ResponderExcluir
  35. Olá Lauro, meu nome é Danilo, me tira uma duvida por favor... depois que eu me formar e ser aprovado na prova da anac, ou seja sem ter nenhuma experiência, a chances de eu ser contratado aí no canadá? ou para exercer a profissão e imigrar eu preciso de alguma experiência? e referente, a pergunta principal é, pra um recem formado sem nenhuma experiência, o que fazer para trabalhar aí no canadá?

    ResponderExcluir
  36. Oi Lauro blz?Se tenho apenas CCT posso tira a AME ? ou apenas com a CHT que posso tirar para poder trabalhar no Canada.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Lauro,
    Sobre ter FAA para tirar AME deve-se ter status de inspetor para aplicação do teste, confere? Veja como está no link: http://www.tc.gc.ca/eng/civilaviation/standards/maintenance-aarpb-general-general-2535.htm

    Foreign Licenses:

    Applicants who held valid licences for the following are exempt from the basic training requirement:

    Aircraft Maintenance: (issued prior to January 01, 1990)

    United States - FAA A&P licence with an Inspection Authorization rating;
    ICAO (type II), rated for airframe & engines

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá. Gostaria de saber se na Austrália é a mesma coisa? Alguém sabe me dizer como é lá? Ou se tem algum site para eu pesquisar. Grato

    ResponderExcluir
  40. Tenho 3 CHT'S quero muito trabalhar no Canadá falo inglês tenho 31 anos acha possível sair do Brasil com visto de trabalho

    ResponderExcluir
  41. Olá, Bom dia, para eu tirar a AME, eu tenho que ir ao Canadá? Ou tem algum processo que eu posso fazer aqui mesmo no Brasil? E tirar essa carteira(AME) por aqui mesmo?

    ResponderExcluir
  42. Ficaria quanto o custo total para tirar a carteirade mecanico AME ?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Lauro, tudo bem ? Estou iniciando o processo para tirar minha AME, apos aprovada em pelo menos 1 prova, ja posso procurar emprego no Canada ?

    ResponderExcluir