quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Abertura do Processo Federal - Tratamento Prioritário 2

Hoje foi meu primeiro contato direto com o Canadá. Fui ao Consulado Geral do Canadá em São Paulo para dar entrada no Processo Federal.
Depois de 2 meses já com o CSQ na mão, enfim, entregamos a documentação do Federal. Saí na hora do almoço e fui direto ao HSBC. Apesar do próprio consulado recomendar que o depósito seja feito no dia anterior à entrega da documentação, paguei no mesmo dia, aliás, no caminho. Da agência do HSBC ao consulado canadense é pouco mais de 1km. Tempo e espaço suficiente para - não me pergunte o por que - me dar um frio na barriga.
Chegando lá, tive uma surpresa. Apesar do consulado só fechar para o almoço das 12h às 13h, a entrega da documentação de imigração só pode ser feita das 9h às 11h ou das 15h às 16h. Pediram, então, para que eu retornasse às 15h e procurasse pela Maura. Bom, ainda bem que eu trabalho relativamente perto do consulado e pude voltar às 15h. O ruim é que o estacionamento custa "só" R$ 11,00 e, portanto, tive que pagar 2 vezes.
Ao chegar, fui atendido rapidamente. Não havia ninguém na fila da imigração e poucas pessoas nas filas de outros tipos de visto. Entreguei toda a documentação que foi prontamente conferida e carimbada, além de ganhar um belo círculo sobre as palavras Traitement prioritaire do CSQ. Ao ver aquela atenção especial dada às duas palavrinhas mágicas, perguntei então se o Processo Federal teria algum tratamento diferenciado além do já concedido no CSQ, e para a minha surpresa... SIM! foi a resposta que obtive. A Maura entrou para perguntar pra alguém o tempo estimado do processo e voltou dizendo que o processo que normalmente tem demorado de 10 a 11 meses, seria adiantado em 4 meses, ou seja, ela disse que nosso processo talvez demore uns 6 ou 7 meses no total por ser prioritário para o Québec.
Agora é relaxar e esperar, até por que não adianta ter pressa, já que a idéia é embarcarmos no início do segundo semestre de 2011.
Segundo o consulado, devemos receber uma carta em casa daqui a aproximadamente um mês com a confirmação da abertura do processo e com o número do e-cas.
Assim que eu tiver novas informações, volto pra contar.
Abraços,

13 comentários:

  1. Tem coisa melhor do que ver tudo caminhando conforme o planejado? =)
    E esse frio gostoso na barriga... imagina na hora do embarque! Não vejo a hora!!!!
    Passará num piscar de olhos...
    Te amo!
    bjs e obrigada por TUDO!

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda essa foto! Foi vc que fez?
    =)

    ResponderExcluir
  3. A imagem desse post fui eu quem, digamos, dei um "trato" final. As duas bandeiras sobrepostas já existiam, dei à elas então um fundo degradê em tom de azul e coloquei por cima 3 páginas do processo federal. A documentação é real, extraída do site. Inclusive, basta clicar em quaquer imagem deste blog para visualizá-la em tamanho real.

    Realmente será um friozaço na barriga na hora do embarque. Mas como tudo está sendo muito bem planejado, tenho certeza que surgirão poucos imprevistos.
    Também te amo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lauro, parabéns pelo blog. Meu nome é Leandro. Sou formado em publicidade e estou aguardando entrevista no bureau de Québec. Porém, como tb comecei a pesquisar sobre a área de manutenção aeronáutica, pensei na possibilidade de fazer o curso Célula aqui no Brasil, para depois começar na área como aprendiz no Québec. Gostaria de saber o que vc acha. Seria complicado trabalhar no Québec só com o CCT, sem a CHT? Ou seria mais interessante cursar já no Québec? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro. Obrigado por visitar o blog.
    Esta é realmente uma área apaixonante e se você gosta de mecânica, com certeza será feliz na área.
    Somente uma habilitação (no caso CEL) não faz a menor diferença lá. CCT então, menos ainda. Faria diferença se você ainda não tivesse aberto o processo do Québec, pois talvez lhe concedessem prioridade, mas como você já abriu o processo eu aconselho você a fazer o College lá. O curso lá dura 2 anos e você se forma Engenheiro de Manutenção Aeronáutica. Aí você precisaria trabalhar lá por mais 2 anos pra obter a carteira definitiva.
    Se você tivesse a CHT e não CCT e se fosse completa (GMP + CEL + AVI) significaria que você já tem a experiência e carga horária exigidas lá, e aí sim já teria direito à carteira de Engenheiro de Manutenção Aeronáutica definitiva assim que chegasse lá.

    Continue visitando o blog, sempre trarei novas informações aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. E ai Lauro,
    Muito bom o seu blog, vou começar o curso de técnico e tava que nem louco atras de informação... Vamos nos falando ai...
    abraço e boa sorte
    Wiliam

    ResponderExcluir
  7. Olá Wiliam,
    Obrigado por visitar o blog.
    Você tem interesse em emigrar?

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Lauro
    Desculpa a demora em responder...
    Então tenho sim. Eu e minha esposa estamos estudando frances ja tem um ano. Eu queria saber em que cidade esta profissao estaria mais procurada. Estamos pensando em entregar nossos documnetos em Março...
    vou deixar o meu email e msn se puder me add.
    wiliamcamargo@live.com
    Valeu.... Bonne chance!!!
    Wiliam

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávia e Wiliam.
    Todas as cidades estão com muita demanda. Claro que as maiores cidades do Québec oferecem mais empregos, como Montréal e Ville de Québec.
    O mercado está mesmo muito aquecido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Este post me interessou muito pois também recebemos prioridade no tratamento do Quebec, mas não achei nada escrito nos certificados da seleção. Onde ficam estas palavras da prioridade para os federais?
    (obs. enviamos no dia 17.11 e a entrevista foi no dia 08.12 - rapidinho)
    Grata,
    Julia

    ResponderExcluir
  11. Olá Julia.
    Provavelmente o seu caso não é de "traitement prioritaire", afinal, quem tem tratamento prioritário não faz entrevista, o CSQ chega em casa pelos correios. Além disso, não tem como não ver as palavrinhas mágicas no CSQ. rs
    O seu caso deve ser sorte mesmo. rs Há datas específicas para a entrevista e talvez você tenha enviado a documentação próximo da data da entrevista e já te chamaram.
    Não quero te desanimar, mas se prepare para a espera de uns 10 meses para o federal. Se vier antes, ótimo.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lauro, Agradeço pela resposta. Então, pelo jeito, vamos ter que esperar mesmo... Mas isto, tem seu lado bom. Poderemos melhorar nosso francês, que é "debutant" no momento. Mas se não for incomodar muito, quero perguntar mais uma coisa - quando entregou o processo federal as cópias todas eram autenticadas e documentos traduzidos? É assim, que os federais estão pedindo, mas já encontrei as informações não oficiais (blogs e fóruns) de que para os documentos em português eles não são rígidos e deixam entregar as cópias simples e sem tradução; Será que é verdade;
    Grata pela atenção,
    Julia

    ResponderExcluir
  13. Olá Julia.
    Não é nenhum incômodo.
    Vamos lá... Não dizia em lugar nenhum que as cópias deveriam ser autenticadas, mas eu autentiquei as principais. Ex: Certidão de casamento, RG... só os documentos. O restante do processo foi preenchido em português com todas as cópias em português e sem tradução.
    Abraço.

    ResponderExcluir