quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bilinguismo, logo... trilinguismo

Muitos imigrantes no Canadá são aceitos pelo país através do Processo do Québec e dois são os principais motivos para que futuros imigrantes optem por este caminho ao invés do Processo Federal, são eles: Maior agilidade no processo (média de 6 meses a um ano mais rápido que o Federal) e principalmente o total e completo apoio aos recém chegados ao país dado pelo governo québécois, como a francinisação por exemplo.
O Canadá é oficialmente um país bilíngue, afinal, Québec é uma província francófona inserida em um país majoritariamente anglofônico, mas duas cidades canadenses em especial, Montreal e Otawa, são cidades literalmente bilíngues, algo que tem me atraído bastante.
Por este motivo, a grande maioria das empresas canadenses exigem o conhecimento de ambos idiomas no currículo de seus candidatos, principalmente as empresas localizadas nestas duas cidades.
Como nós, nativos de língua portuguesa, obrigatoriamente devemos ser bilíngues (inglês e francês) para se inserir no país, na cultura e no mercado de trabalho, logo, devemos ser trilíngues (português, inglês e francês). Há ainda aqueles que, por falarem português, arranham o "portunhol", ou de fato falam o espanhol, estes então, para viver em Montreal ou Otawa deverão ser poliglotas (português, inglês, francês e espanhol). Ufa! Acho que um dia chego lá! Bom, assim espero e esse é o meu mais novo desafio que me instiga.
Como o Processo do Québec não exige fluência no idioma francês, e dependendo da sua pontuação até um mínimo de francês já é o suficiente, muitos, como eu por exemplo, abrem o Processo do Québec somente com o francês básico.
Resolvi então pesquisar na internet alguns cursos de francês on-line, e para minha surpresa, encontrei alguns gratuitos. Particularmente, achei um muito bom para o nível básico, se trata do Reflets - Brésil que é um curso criado através da parceria entre o Ministério da Educação e o Consulado da França. Você aprenderá o francês como se assistisse a uma novela e os atores principais serão a Julie, o Benoît e o Pascal. Após assistir ao vídeo, o curso oferece exercícios na parte de compréhension, grammaire e variation, desenvolvidos para que você aprenda e confira seus conhecimentos.
Para aqueles que ainda estão engatinhando no francês, vale a dica.
É extremamente importante se preparar para o trilinguismo.

Bonne chance!

3 comentários:

  1. SAVA LAURO...
    O SEU BLOG É DE IMENSA AJUDA...
    GOSTARIA DE POSSIVEL DO SEU CONTATO DE EMAIL PARA QUE POSSAMOS NOS COMUNICAR,SOU ALUONO DA EWM E ESSA SEMANA FUI A UMA PALESTRA SOBRE IMIGRA QUEBEC, ESTOU MUITO INTERESSADO PARA FAZER ESTE PROCESSO E GOSTARIA DE ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS QUE AINDA TENHO.
    MEU EMAIL: TAVARES.TMA@GMAIL.COM

    UM GRADE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Caro Lauro
    Soube de seu blog pelo Laercio,(sou aluno da ewm - mec. aero) e ja havia lido na Revista Veja sobre esse processo imigratorio
    achei muito atraente essa oportunidade de imigrar para o Canada, pois tenho o perfil exigido ( casal c/ 1 filho)mas o que me impede momentaneamente são os idiomas(frances e ingles), sem o dominio,não ha possibilidade de iniciar o processo, mas eu chego la ou em outro lugar.

    Grande abraço
    Boa sorte

    Marcelo Santos
    madyx2000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo.
    Obrigado po visitar o blog.
    Sem dúvidas, o conhecimento dos dois idiomas é muito importante, porém o "domínio" não é necessário.
    Claro que quanto mais fluente melhor, mas isso não é exigência mínima.

    Abraços

    ResponderExcluir