quinta-feira, 28 de abril de 2011

Permanent Resident Card

No dia 21/04, ou precisamente 5 semanas após desembarcarmos por aqui, chegou pelos correios o meu PR Card.
E??? Pois é, isso só serve pra quando eu sair do Canadá, poder voltar sem visto. Digamos que é uma espécie de Green Card Canadense.

Ontem fomos ao escritório do MICC e a senhora que nos atendeu deu uma boa definição sobre o que é ser residente permanente. Ela disse assim:
"Você, como residente permanente, tem exatamente todos os mesmos direitos do cidadão canadense, salvo o direito de votar, coisa que o canadense não o faz" rsrs. Achei ótima essa frase. E pelo o que tenho visto na TV e no jornal, acho que eles realmente não comparecem às urnas. As eleições serão dia 2 de maio e há um forte apelo por parte da mídia para que os canadenses votem, já que o voto não é obrigatório por aqui.
Voltando ao MICC... não sei se demos sorte, mas tudo o que eu ouvia dizer de negativo sobre esse Rendez-vous do MICC, eu discordo. Muita gente diz que é chato, cansativo, que falam um monte de coisas que já sabemos e que não serve pra nada.
Bom, uma coisa é fato: Nós, brasileiros, chegamos aqui muito bem informado sim! Mas achei realmente muito válida essa conversa, que fala não só a respeito dos documentos que já tiramos, mas fala muito sobre as regiões, diferentes culturas, mercado de trabalho, equivalência de estudos... enfim, foi 1h30 de um excelente bate-papo em bom francês.
Falando em bate-papo... Depois que eu comecei a Francisação eu parei de falar inglês. Socorro, preciso falar inglês!! eu nunca pensei que iria dizer isso.
Bom, mas como o assunto desse post é o Permanent Resident Card, eu fiquei com uma dúvida que, talvez, um de vocês caros leitores, pode me ajudar. Ao fazer a imigração assim que chegamos, o oficial da imigração nos informou que deveríamos portar o passaporte o tempo todo até a chegada do PR Card, e que quando o PR Card chegasse, esse seria nosso "cartão de identidade", já a senhora do MICC nos informou que não somos obrigado a andar com documento nenhum pelas ruas da cidade.
Bom, sei que no Brasil somos obrigados a portar algum documento com foto. E agora? Na dúvida ando com ele.
Abraços,

10 comentários:

  1. Você é inocente até prova em contrário. Tem que andar com documento pq?

    Mas eu tbm não sei qual é a lei... rs!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaahhhhh que lindoooo seu Documento Oficiaaaaallll!!! também querooooo!!!!
    Oh Deus, quando? quando? quando?!?!?!?!
    Parabenssss!!!
    Saudades imensas!
    Mtos beijos
    Darlene

    ResponderExcluir
  3. Olá Darlene.
    Calma, que logo chega o seu. Vai passar rapidinho!!!
    Valeu pela visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme.
    Em que fase do processo você esta?

    ResponderExcluir
  5. Estou no zero hahaha, tenho que me formar antes de dar inicio no processo.

    mas logo logo vou ter o meu.

    T+

    ResponderExcluir
  6. Você disse que só vai usar para sair e entrar do país sem precisar de visto. Sim, essa é uma das funcionalidades do PR Card. Mas ele é também o seu documento de identificação no Canadá inteiro. Quando você viajar para outra cidade ou província de avião ou greyhound ou trem, etc é só apresentá-lo já que o visto vale para uma entrada apenas e geralmente empresas/governo "aceitam" como identificação quando a pessoa chegou 2,3 meses atrás que é o tempo que leva para chegar o PR Card salvo exceções.
    Obrigado não é, pelo menos meus amigos canadenses dizem que não. Mas se acontece alguma coisa com você na rua como você pode obter ajuda ou mesmo provar quem você é? O PR Card serve para deixar o passaporte em casa e levar sempre que sair

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo. Obrigado pela visita.
    Eu também prefiro andar com algum documento.
    Enquanto não chega minha assurance maladie, vou andar com o PR card.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. estou dando entrada no processo de visto canadense..pretendo passar um mes no fim deste semestre, e dependendo do que ver e ouvir, imigrar o qto antes..
    ocorrem algumas duvidas qto a oportunidade de emprego, ja que sou diplomado em bacharel em segurança publica e Oficial da PM, e minha esposa enfermeira com pos em saude coletiva.
    como obter infomacao para residente permanente?
    as possibilidades de emprego sao razoaveis aos novos imigrantes?

    ResponderExcluir
  9. ola lauro! primeira vez que entro no seu blog, gostei muito, ja virei fã, estudo mêcanica de aeronaves no rio de janeiro tenho ccts de gmp e célula e estou fazendo avionica, estou terminando o curso de inglês, no final de tudo quero ir pro canadá, o ruim disso tudo é que eu não sei por onde começo, quem procuro, onde procuro, se tem como eu trabalhar no canadá na area da aviação tendo cct e tirar faa... estou precisando da sua ajuda, desde já agradeço, felicidades. clayrjrio@hotmail.com

    ResponderExcluir