terça-feira, 5 de abril de 2011

Não abandonei o Blog

Olá pessoal, se é que alguém ainda lê esse Blog depois de semanas sem nada de novo.
Bom, na verdade é claro que há inúmeras novidades pra contar, o que falta é tempo disponível no computador pra isso. Ainda temos um só notebook, e este está ocupado 100% do tempo pela minha esposa que está "só" escrevendo sua monografia. Hoje mesmo estou aproveitando uns 5 minutinhos de intervalo dela pra pelo menos dar um OIzinho por aqui.
Só pra adiantar, já que esse post será bem curto, escolhemos a cidade em que ficaremos. Estávamos na dúvida entre Montréal e Ottawa-Gatineau, mas após conhecer as duas, decidimos por Montréal mesmo. O motivo é muito simples. Onde estão os 900 mil habitantes de Ottawa-Gatineau? Essa pergunta não me sai da cabeça. A cidade é realmente linda. Vale o passeio, mas morar... bom, aí não dá. Pelo menos pra nós que já não conhecemos muita gente por aqui.
A impressão que Ottawa nos passou foi de uma cidade onde se trabalha lá, mas se diverte em um outro lugar que eu não sei onde é, mas deve ser aqui em Montréal rs.
Como escolhemos Montréal, saimos à procura de um novo lar.
Em um outro post, eu prometo falar sobre a busca de um apartamento por aqui. Isso dá pano pra manga e hoje não vai dar pra falar tudo, mas adianto que a procura é longa e tem que se ter paciência ou sorte. Há muita coisa velha e bem abaixo dos padrões que a grande maioria dos brasileiros, que imigram como trabalhadores qualificados, estão acostumados. Ainda não achamos o nosso. Temos um quase certo, provavelmente fecharemos amanhã.
Falando em amanhã... é o dia em que eu começarei minha Francisação. Meu francês é do tipo "Não passo fome" mas não como o que eu quero, mas em pouco mais de 3 semanas aqui já pude notar uma evolução boa mesmo sem estudar. Ainda falo bem melhor o inglês e procuro fazer quase tudo em inglês, mas o francês tem parecido tão fácil, que acho que em breve irei preferir me comunicar só em francês. A cidade é mesmo bilíngue e se pode fazer tudo em qualquer um dos dois idiomas. Pra quem pretende evoluir bem nos dois, que é o meu caso, é necessário ter disciplina pra trocar de idioma o tempo todo, caso contrário, irá falar só no que você domina mais.
Bom pessoal, como o tempo é curto vou ficando por aqui.
Ainda não me esqueci de fazer um post dedicado ao My Studio Montréal. Tenho bastante coisa pra falar sobre isso também.
Abraços.

15 comentários:

  1. Oi Lauro,

    Fiquei feliz em saber que vcs vão morar em Montréal, assim poderemos manter nossos encontros de imigrantes-québécois com frequencia!

    Bjs e boa sorte na procura de apt!
    Liliana

    ResponderExcluir
  2. Olá Lauro, tudo bem?

    Desculpe comentar algo diferente do assunto.

    Estou pensando em fazer o curso de Manut. de Aviões do EACON aqui de SP e, pelo que eu li, precisa de um ano empregado para tirar a carteira inicial (CCT) da ANAC e, 3 anos registrado, mais prova, para tirar a última (CHT).

    Como eu quero imigrar para o Canadá logo que terminar o curso, gostaria de saber se, para ter as carteiras equivalentes, eu poderia fazer esse processo direto aí no Canadá? Se sim, isso me ajudaria no processo de imigração, já que é uma profissão prioritária? E na hora que estivesse aí, me atrapalharia na hora de procurar emprego, ainda mais tendo que fazer todo esse processo?

    Desculpe tantas questões, li seu blog de cabo a rabo, esclareci várias dúvidas e fiquei com essas, como não encontrei em lugar nenhum, resolvi perguntar diretamente a vc.

    Abraços e obrigado pelas informações.

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Oi Liliana. Saudades de vocês.
    Pois e, ficaremos por aqui mesmo, mas a busca por um ap e mesmo um trabalho árduo.
    Descobri uma ferramenta que eu posso postar e responder comentários a partir do celular, então prometo me fazer mais presente por aqui.
    Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bonilha. Fique a vontade pra fazer qualquer pergunta em qualquer post.
    Vamos aos esclarecimentos.
    Você nao precisa de um ano de experiência para obter a sua CCT. Durante o curso, a cada módulo que você concluir, você fará uma prova na ANAC para obter a CCT do módulo (GMP, CEL ou AVI). Já a informação sobre a CHT esta correta. Você precisa de 3 anos de experiência na área para obter as 3 CHTs.
    Quanto ao processo: Você terá que ter trabalhado 24 meses nos últimos 5 anos da data de a retira do processo para ser prioritário. Só com a formação, você tem pontos pela profissão em demanda, mas nao ganha prioridade na analise do processo.
    Se restar mais duvidas, me escreva.
    Abraços e obrigado por acompanhar o blog.
    Dica: prefira a EWM ao invés da EACON. Estudei nas duas e lecionei na EWM. A diferença entre elas e brutal.

    ResponderExcluir
  5. Escrever pelo celular tem seus problemas...
    Corrigindo:
    Quanto ao processo: Você terá que ter trabalhado 24 meses nos últimos 5 anos da data de abertura do processo.

    ResponderExcluir
  6. cara que bom que as coisas estão se encaminhando bem pra vcs boa sorte e na medida do possivel vai postando novidades

    grande abraço

    Marcelo
    EWM

    ResponderExcluir
  7. Lauro, obrigado pelas respostas.

    Liguei na EWM e ainda não consegui saber sobre valores, só complica pelo fato de abrir turmas semestralmente (ou anualmente se não tiver demanda).

    Minha dúvida agora é sobre eu, por exemplo, acabar de concluir o curso e correr atrás da carteira principal já no Canadá, já que eu não gostaria de ficar 3 anos aqui até tirar as CHTs. Pelo que entendi, eles precisam de profissionais na área, mas não sei se eles teriam paciência para um que tem que correr atrás do que seria a CHT deles (acho que é AME o nome).

    Não cheguei a comentar, mas sou jornalista de formação, como já é um saco a profissão aqui no Brasil, imagino que deva ser pior no Canadá, já que teria que ter um inglês e francês impecáveis. Como sempre quis mudar de área e quase fiz Manutenção de Aviões na escola em que estudei (Mal do Ar Eduardo Gomes, Guarujá), resolvi que poderia mudar para essa área.

    Só gostaria de tirar essas dúvidas para ir com tudo para o curso, em paralelo com o francês.

    Abraços e desculpe se me alonguei.

    ResponderExcluir
  8. Fala Bonilha!!

    O seu tempo de experiência conta sim aqui, mas eu acho que se você tem a intenção de emigrar, venha logo. Independente da experiência. O mercado aqui está bem aquecido, até para aprendizes. E nunca se sabe se o governo mudará algo a respeito do processo de imigração. Já se fala por aqui em diminuir as imigrações gradativamente ano a ano.
    Boa sorte e bons estudos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lauro!

    Obrigado pelas dicas. Eu ainda estou tentando ver o valor do curso da EWM, mas vou agilizar isso tudo, sim, ainda mais com essa história de diminuir as imigrações.

    Parabéns pelo blog e sucesso no seu projeto. Pelo jeito, postarei dúvidas sempre por aqui. hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Opa, pode perguntar o que quiser. Se eu não souber a resposta eu minto, mas sem resposta você não fica. rs

    ResponderExcluir
  11. nao passo fome mas nao como oq eu quero, foi otimo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. kkk muito boa essa, né Rê?
    Mas não é de minha autoria. É de um amigo meu. rs

    ResponderExcluir
  13. Marcio Precivale Laverde25 de junho de 2011 às 16:10

    Olá Prof. Lauro, tudo bem?

    Não sei se lembra de mim, mas vc foi meu professor na EWM, meu nome é Marcio e acho que lembrará de mim, pq vc me mandou um e-mail explicando o trem de nariz invertido, lembra-se? Então, como eu tinha te dito, fiz um intercâmbio no Canadá, Toronto... Amei a cidade, se tiver alguma dúvida estamos aqui...


    Parabéns pelo blog.. boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola Lauro como esta passando.....Lauro eu sou tecnico de manutençao aeronautica em gmp com cht expedida pela anaco com 2 anos de experiencia na area.....tenho nivel intermediario de ingles,pois morei 6 meses em londres....gostaria de saber o que e preciso para imigrar no canada,e se o salario compensa,gostaria de sua ajuda pois não possuo nenhum contato no canada,caso possa me ajudar serei eternamente grato a vc...

    ResponderExcluir
  15. acabei me esquecendo de colocar o meu contato e nome... (Braulio) brau_totns@hotmail.com

    ResponderExcluir