terça-feira, 12 de abril de 2011

Um mês de Canadá - Balanço Geral

Hoje, faz um mês que saímos do Brasil.
É impressionante como os 30 dias depois que vocês chega, passam tão mais rápidos que os mesmos 30 dias antes de você vir.
Resolvi escrever esse post para fazer uma espécie de balanço geral e primeiras impressões desse período. É tanta novidade e coisas pra se fazer e resolver, que fica fácil explicar o por que o tempo voa.
Todos associam o Canadá ao frio. Sempre que me comunico com alguém no Brasil me perguntam: E o frio?

Frio: Bom, chegamos ainda no inverno, mas não no mês mais crítico, mas ainda no final do inverno pegamos temperatura de -10ºc com sensação térmica de -19ºc, mas eu fiquei realmente impressionado como o frio aqui é diferente. Ainda não sei explicar se é a umidade, se são as roupas ou se é o corpo mesmo que se adapta, mas a verdade é que eu não sofri nem um pouco com o frio por enquanto. Eu passava mais frio em São Paulo com 16ºc do que aqui com 0ºc. O valor no termômetro assusta muito mais do que a sensação térmica que se sente. Há ainda um outro detalhe: O Canadá é um país frio. (ponto) e eles mais do que ninguém sabem disso, logo, se preparam e muito bem pra isso. Todos os lugares são aquecidos. Simplesmente não existe lugar fechado sem calefação. Pra ser sincero, passei mais calor aqui do que frio. rs
Documentos: As primeiras semanas são destinadas à retirada de documentos. NAS (espécie de CPF); Assurance Maladie (Seguro Saúde); Abrir conta em banco; Tradução da habilitação e assim por diante. 
Tudo é muito fácil e rápido. Demora um pouco pra receber os documentos em casa, mas pra dar entrada é super simples. O cartão de residente permanente demora um pouco mais pra chegar. De 2 a 3 meses.
Após receber o número do NAS você já consegue abrir conta em banco por exemplo ou comprar um celular. Aliás, comprar um celular é essencial, tudo aqui se resolve pelo telefone. Com os preços dos celulares por aqui, facilmente você se encanta pelo melhor celular do mundo. Um I-phone 4 custa 159,00 $, ah, e além de tudo o I-phone também faz ligações. rs
Procura por apartamento: Esse assunto realmente mereceria um post exclusivo. Na ilha de Montréal é muito difícil de achar algo bom, bonito e barato. Quando é perto do metro, não é bom. Quando é bom, é caro. Quando é barato, é longe. Olha... tem que ter paciência e disposição.
Depois de muita pesquisa, depois de uns 40 telefonemas e depois de visitar uns 12 apartamentos, ufa, achamos o nosso. Se ao ligar, te informarem que não é reformado... esqueça!!! O reformado muitas vezes já é ruim!!
Procura por emprego: Realmente a área da aviação aqui ferve! Tem inúmeras empresas com inúmeras vagas, mas uma coisa é verdade: Não se arruma emprego aqui pela internet. Às vezes as empresas tem 10 vagas e publica apenas uma na rede, e quando você envia um e-mail, simplesmente não te respondem. Descobri pq há tanto emprego, eles não sabem contratar.
Há cursos gratuitos oferecidos pelo governo para que você trabalhe na sua área o mais rápido possível.
Fui à primeira palestra da YES e marcaram uma entrevista em particular comigo hoje à tarde. Lá eles verão qual a sua área, como está seu currículo e eles fazem um intermédio entre os empregadores e os empregados. Há cursos oferecidos em inglês e em francês em outros lugares
Idioma: É verdade mesmo. Não é mito. Os brasileiros se preparam muito melhor do que a maioria dos imigrantes de outras nacionalidades. Conheci gente aqui que está há 10 anos no Canadá e ainda não fala nem inglês e nem francês. Você deve estar se perguntando: Como isso é possível? Pois é, eu também estou. rs
Comecei minha francisação na semana passada. Fiz o teste de nível e fiquei no nível 3 de 6. Esta pessoa que eu mencionei, está na minha sala. Ela mora aqui há 10 anos, porra! Como assim?
Estou fazendo o curso de francês da comissão escolar no Centre Willian Hingston. E escola lá é bem legal. Além do curso de francês, você ainda pode usufruir da biblioteca e do centro poli-esportivo. Tem até piscina, aquecida, claro.
Em Montréal, você consegue fazer tudo em qualquer um dos dois idiomas. Você começa uma frase em francês e termina em inglês e todo mundo entende. É até engraçado.
Vale a pena estudar tanto idioma no Brasil? É claro que é importante se preparar, mas quando você chega, você aprende tão rápido e de graça, que eu me faço essa pergunta. Eu não sei não. Você chega a pagar R$600 a R$700 por mês em um curso de francês no Brasil enquanto aqui você paga uma taxa simbólica de CAD 50,00 por semestre e evolui muuuito mais rápido.

Por que será que o tempo voa nesse primeiro mês, hein! rs

Abraços,

28 comentários:

  1. Legal ver vcs se adaptando,principalmente ao ''nosso frio'' !

    Mas ainda acho melhor estudar lá pq pagar aluguel numa moeda que é o dobro do real sem trabalhar acaba saindo mais caro sim,ainda mais pra quem tem casa própria. (minha opinião).

    Bjs e felicidades no novo lar!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus posts Lauro! beijoca
    grazi

    ResponderExcluir
  3. Olá Patinha!!
    Obrigado pela visita e principalmente pela contribuição com um comentário.
    O legal de blog e justamente isso. Poder saber a opinião das pessoas sobre o que se escreve.
    Também acho que estudar e fundamental, mas acho que pra quem já tem um nível intermediario ou avançado, não vale a pena continuar gastando muito com isso.
    Mas gostei do seu ponto de vista em relação a emprego.
    Mais uma vez, valeu pela contribuição.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lauro, td bem?!?!?
    Poxa, a gente tá querendo tanto que este nosso "tempo" voe como o seu aí, viu! Mas aqui é tão difícil...
    Vc tocou em um ponto que estou pensando bastante atualmente...pagar mas aulas de francês ou não! Além da Aliança que já faço eu vou começar a fazer aulas para conversação, porém estas não terão desembolso! Eu decidi isto pq todas as vagas de emprego q eu vi aí pedem frances e ingles oral e escrito e a Aliança não dá mto espaço para falar bem! Sei q chegando aí será mto mais facil aprender, já q teremos 24horas para isto! Mas acho q o investimento aqui irá valer a pena! Espero! Beijos!
    Darlene

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela visita e pelo comentário, Darlene.
    Acho que tudo vai depender da aérea de atuação. Como a minha profissao não lida diretamente com o público, o idioma acaba não contando tanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amigo tudo bem?

    sou formado em aviacao civil na univedrsidade anhembi morumbi e acabo de me formar em despachante operacional de voo na EWM tmbm e eu e minha namorada eu 22 e ela 20 anos estamos planejando des de ja imigrar para quebec em 3 anos, quando ela se formar.

    por favor gostaria de saber mais sobre o mercado de aviacao em quebec montreal se é preciso revalidar as CGT etc e se [e um processo dificil ou náo

    estou fazendo minhas hras de voo por qui minha meta [e ser piloto etc.

    estou feliz por encontrar alguem do mesmo ramo.

    me desculpe pela escrita meu teclado ta todo ferrado haha.

    bom, vou acompanhar o seu blog e por favor se tiver imformacoes uteis para min que quero ser piloto e flight dispatcher mande email para

    gui.v.sousa@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  7. nossa que horror !

    releva os erros hahahaha!!!

    teclado zuado m no lugar do n e outras coisas

    ResponderExcluir
  8. Olá Piloto no Quebec.
    O mercado para piloto no Quebec não e tão promissor quanto no Brasil.
    Já na área de despachante, tenho visto bastante vaga.
    Infelizmente eu ainda não sei te responder sobre a validação da carteira, já que eu só pesquisei sobre minha área, mas se eu souber de alguma coisa te falo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. É...esse negocio de fazer curso de idiomas nao sei nao se vale muito a pena mesmo, pq na pratica é bem diferente, cheguei aqui e nada que aprendi de pronuncia, foi valido. Ja ouvi tb de muitos brasileiros que fizeram anos de cursos de ingles, que ao chegar nos eua, ninguem entendia o ingles deles...Show de bola falar frances, ingles e todo mundo se entender, deve ser demais!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Lauro!!
    Antes de ir para o Canada vc ja tinha experiencia na area?
    Vc conseguiu emprego rapido?
    Quanto precisou de dinheiro para se estabelecer?
    Esua esposa?
    Meu noivo e da mesma area que a sua e qremos ir para p Canada tbm!!

    ResponderExcluir
  11. Fala Lauro.
    Seguinte cara, você que ta procurando trabalho aí, como você tem visto a area de helicopteros aí em Quebec. Por enquanto eu só tenho 1 ano e 4 meses de experiencia em manutenção de helicopteros. Tem muita vaga? O salario como é?
    Tenho tentado entrar na area de asa fixa pra poder abrir um pouco mais meu mercado aí em Quebec.
    Ja to fazendo francês a 2 meses. Logo estaremos por aí.
    Abração Lauro.

    ResponderExcluir
  12. Respondendo à Bruna Merce e Jean Carlos.

    Bom, eu vim pra cá com 9 anos de experiência na área e, diferentemente do que muitos dizem, a minha experiência no BR tem contato sim aqui. Talvez para outras profissões a experiência no BR não conte.
    Eu ainda não estou trabalhando, fiz alguns contatos e aguardo uma resposta ainda esta semana. (Torçam por mim)
    Quanto a grana para se estabelecer... bom isso é muito relativo. Depende do que cada um planeja. Se quer estudar, mobiliar a casa toda, passear, morar bem, etc...
    Quanto a área de asas rotativas, posso dizer que vi muita vaga na área, mas geralmente pedem experiência em algum helicóptero em especial. Como SP tem a segunda maior frota de Helicópteros do mundo, provavelmente quem venha de SP tem boas chances de se colocar no mercado rapidamente.
    Estamos a pouco mais de um mês por aqui e acredito ser muito difícil pra alguém trabalhar logo no primeiro mês. Há muita coisa pra resolver e trabalhando fica mais complicado.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações na área de asas rotativas.

      Excluir
    2. Boa tarde Lauro,
      Mas como te deram res card sem estsr trsbalhando?? Tenho 14 anos na area no A320 e no 737, vou ter q pegar pesado no ingles para a prova do IELTS q eles exigem em todaos os processos, estava pensando em dar uma de louco e fazer um curso de ingles aí por ex de 1 ano, pous tenho verba pra esse período e me encaixar aos poucos no mercado aí, vc aconselha eese caminho ou conhece outro melhor?pois ja estou com 35anos e estou no limite,nao posso perder tempo.....abraco

      Andre

      Excluir
  13. Valeu Lauro. Assim fica mais facil pra quem ainda ta no Brasil e pensa em ir pro Quebec. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Legal que passaram numa boa pelo "friozinho" de fim de inverno...
    Boa sorte com os empregos por aí meu camarada.
    Logo já estará nas pistas.. literalmente!

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Valeu Ander!!
    To te esperando por aqui, hein!!

    ResponderExcluir
  16. Lauro, uma pegunta você é engenheiro?

    engenharia aeroaltica??

    pergunto pois eu vou fazer uma segunda graduação em engenharia de produção mecanica.

    sou formado em Aviação Civil na anhembie e sou DOV

    apenas para saber se é preciso fazer engenhia aeronaltica ou pode ser outra engenharia?
    sei que engenharia em geral e uma profissão super em alta por ai!

    abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá Piloto no Quebec.
    Apesar da licensa daqui se chamar Aircraft Maintenance Engineer, a minha formação e técnica.
    A engenharia realmente esta em alta por aqui, mas atenção, a formação de engenharia do Brasil exige equivalência aqui. Você precisara passar nas provas da ordem. Conheço gente que passou mais de 2 anos estudando e se dedicando muito para passar. Ou seja, não e fácil.
    Fui a uma feira de empregos só da área da engenharia e as que mais estavam em alta eram: Elétrica, Aeroespacial, Mecânica e Meio Ambiente.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá Guilherme,
    E difícil responder a essa pergunta, pois não procuro emprego em todas as áreas. O mercado da aviação e muito grande, e aqui há varias empresas do setor. Desde fabricantes de aeronaves e motores ate fabricante de trens de pouso. São empresas grandes e com diversas áreas de atuação.
    Acredito que exceto para pilotos, o mercado no geral e muito bom.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Lauro por favor, qual a profissão dentro da aviação que mais esta em alta ai no Quebec, ja me formei em Aviação Civil aqui em São Paulo e eu estava pensando em fazer Engenharia como segunda graduação como tinha escrito antes mas dei uma boa pesquizada e você tmbm me alertou sobre as equivalencias e eu acabei desistindo de fazer, mas gostaria de abrir mais oportunidades para quando eu for viver ai em Quebec, gostaria de uma dia sua ja que tem muita esperiencia na aviação e mora ai.

    Estou estudando pra valer o françês e ingles.
    Abraço e muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Lauro, muito legal o seu Blog, essas informações são valiosas para quem está querendo seguir esse caminho, também tenho minhas dúvidas e ficaria muito grato se você puder responder. :)

    Eu tenho a carteira de GMP e estou quase tirando a de Célula, não tenho nenhuma experiência na área e gostaria de saber se tem mercado para iniciantes ai no Canada, eu quero ir para Toronto na verdade.

    A meu favor conta o inglês e o francês que são intermediários e a vontade enorme de trabalhar na aviação.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  23. saudaçao lauro..
    interessante seu blog.sou militar, bacharel em seguranca publica, e estou pensando em fazer um curso de mecanica e manut. aeronaves, duracao 1 ano entre basico e especializado.
    no meio do ano pretendo visitar o canada, duracao de um mes, e posterior imigar.
    peço que me informe sobre o mercado de trabalho, alem do que, fui informado por uma colega que morou em toronto uns 3 anos que apos a legalizacao da imigracao eh possivel entrar para a Real Policia Canadense.
    sabe de alguma coisa a respeito?

    ResponderExcluir
  24. Lauro obrigado pelo seu post. Voce e ligado a aviacao no Canada?

    Eu trabalho na aviacao no Brasil. Tenho carteira de piloto privado e trabalho como Comissario de Voo na TAM Linhas Aereas e tenho ingles fluente, pois morei em Londres por 4 anos.

    Pretendo dar continuidade ao curso de Piloto, o de piloto Comercial no Canada.

    Como eh o mercado, em relacao a contratacao de comissarios de voo no Canada por exemplo?

    Estou pensando em ir legalizado com visto de estudante que sera emitido pela escola de aviacao aonde vou dar continuidade ao curso de piloto. E gostaria de trabalhar na area tambem.

    Agradeco se voce tiver alguma informacao a respeito de atuar na aviacao no Canada.

    Josue Junior

    ResponderExcluir