segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Francisation en ligne

Há quase 20 dias sem atualizar o blog, enfim, algo novo pra compartilhar.
Essa semana eu comecei o FEL (Francisation en ligne), um curso de francisação on-line oferecido pelo Governo do Quebéc para os portadores de CSQ.
Como meu nível de francês é básico, após o teste classificatório eu caí no Bloc 1. Bom, ainda bem, por que eu realmente queria fazer o curso desde o início.
As primeiras aulas foram bem interessantes, pois o curso, além de ensinar francês, foi montado de maneira que o aluno se ambiente no Quebéc. As aulas contam uma história de um imigrante que acaba de chegar em Montreal e começa sua vida de residente-permanente. Nas primeiras atividades, você procura um apartamento para alugar, faz amizades, procura um trabalho... enfim, faz exatamente o que fará quando chegar, além de conhecer um pouco do sotaque e da cultura québécois.
Há duas maneiras de se fazer o curso:

Formule standard :
- Exercices en autoformation
- Productions écrites et orales
- Classes virtuelles

Formule en autoformation:
- Exercices en autoformation

Eu optei por fazer o curso no modo Autoformation, pois desta forma, consigo administrar melhor o tempo pra não ser expulso do curso. rs É isso mesmo, se você não cumprir com as obrigações do curso você é "expulso". Bom, várias pessoas que eu conheço foram expulsas,  mas após enviar um e-mail para o FEL conseguiram voltar ao curso. Muitas pessoas iniciam o curso no modo Standard e após alguns dias sem acessar o site são convidadas a mudar para o Autoformation. É, mas não pense que no modo Autoformation as coisas são de qualquer jeito. Mesmo neste modo o curso é puxado. Você precisa dedicar pelo menos 6h por semana para o FEL. Acho que vou ser expluso em poucas semanas.
Pretendo me dedicar bastante, afinal, quero melhorar e muito o meu nível de frânces.
Muita gente conta que após anos estudando inglês, em pouco tempo de estudos de francês são capazes de dizer que falam tão bem um idioma quanto o outro. Eu ainda não cheguei a esse patamar, ainda me sinto muito mais confortável falando inglês, mas uma coisa é fato, acho que tenho evoluído bem rápido, principalmente na compreensão oral. Já na produção escrita... uma lástima.

Bonne chance a tous!

Um comentário:

  1. Bom dia lauro!
    Gostaria de saber com quantas horas de francês tu tinha quando tu mandou o pedido de CSQ.Eu já estou fechando 80 horas e quero mandar meus papéis o quanto antes.Como a nossa profissão é de grande interesse para eles gostaria de saber se tem alguma vantagem em relação as horas de estudo do françês.
    Aguado resposta .
    Abraço bro!

    ResponderExcluir